BLOG

 

O que são leads e qual sua importância?

Geração de leads é um termo de marketing usado para descrever o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa. Os leads ao contrário dos prospects, são contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço.

Há muitos métodos para a geração de leads que normalmente são alguma forma de publicidade como campanhas em redes sociais, e-mail marketing e publicidade em mecanismos de busca da internet. Gerar leads significa captar potenciais clientes para um negócio. Muitas formas de geração de leads usam páginas de captura, formulários "pop-ups" e podem oferecer uma recompensa gratuita em troca dos dados de contato do possível cliente.

Tal ação se concretiza com o uso de ferramentas específicas que criam e automatizam esses processos. Existe uma grande gama de ferramentas focadas na geração de leads.
 

O que são leads?

Leads são clientes em potencial, com real interesse sobre o produto, serviço ou até mesmo a marca para a qual você está ofertando.[6]

Podemos atribuir - tal interesse de compra expressivo - sobre o compartilhamento das informações de contato, interação em conteúdos inbound marketing ou até mesmo o compartilhamento de publicação em mídias sociais.

No Marketing, lead é um potencial cliente cujos dados de contato - como e-mail e telefone –foram capturados pela empresa. A partir daí, a organização pode entrar em contato com ele, estabelecer relacionamento e gerar uma venda.

O termo está mais presente no Marketing Digital, mas a captura de leads no marketing já existe muito antes da popularização da internet. Uma empresa fornecedora de alimentos, por exemplo, poderia capturar um lead por meio da foto da fachada de um mercado contendo seu nome, telefone e endereço. No marketing digital, no entanto, um lead geralmente foi um usuário do site que disponibilizou seus dados de contato através de formulários. Ele também pode ter os dados capturados online por outros meios, como em suas redes sociais.
 

Status de lead

Os leads não são os únicos tipos de clientes em potencial. Existem também os suspects, os prospects e as oportunidades. Todos são possíveis compradores da sua marca, mas em diferentes graus de interação com a sua empresa.

Suspects - São as pessoas que são compatíveis com seu público-alvo, compartilham as características do seu perfil de cliente ideal e/ou estão dentro da sua definição de persona. Porém, essas pessoas ainda não tiveram nenhum contato com sua marca, portanto, você não possui os dados para entrar em contato com elas. Para isso, você precisa usar o inbound marketing, usando estratégias de atração para conseguir captar esses dados. Outra forma de conseguir esses dados é através da compra de listas ou consultas em plataformas como o Consulta CNPJ.

Prospects - Os prospects são os potenciais clientes cujos dados você já obteve e com os quais você pode entrar em contato. Para abordá-los, você pode usar estratégias de prospecção ativa como ligações oferecer seu produto/serviço, envio de cold mails ou abordagem através das redes sociais, como o WhatsApp.

Leads - Os leads, como vimos, são as pessoas que já interagiram com sua marca, deixando seus dados de contato em troca de um material exclusivo ou se cadastraram para receber e-mail marketing.

Oportunidades - Já as oportunidades são aqueles leads que já interagiram com você, passaram pela qualificação dos pré-vendedores[8] e estão conversando com seus vendedores. Eles só precisam ser convencidos de que a sua solução é a melhor para resolver a dor deles. Por isso, os vendedores precisam conhecer boas técnicas de negociação e contorno de objeções para conseguir fazer o fechamento do negócio.


fonte: https://bit.ly/3dyrZX9

Compartilhar

Veja também

Para que serve uma landing page?

No marketing digital (também chamado de marketing online), uma landing page, em português página de destino, às vezes conhecida como "página de captura de leads&...

Como funciona o google ads?

Google Ads, antes conhecido como Google AdWords, é o principal serviço de publicidade da Google e principal fonte de receita desta empresa representando 96% dos quase 37,9 Bilh...

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Clique para ler nossa política de cookies e privacidade. CONCORDAR